domingo, 13 de setembro de 2009

EU VISTO A CAMISA DA MTV E DO VMB! E isto é minha opinião, não é uma resposta ao post do Tico!! Nem comecem a polemizar!! HahauhauhaRRRRAAAAIII - AAAI

Escrito em:5/10/2008
Um detalhe que a maioria das "pessoas comuns" não sabe é que p maioria desta galera, que está nas poltronas do Credicard Hall, depois de um tempo fica um tanto monótono ficar lá sentado, afinal que artista gosta de ficar vendo uma lista de prêmios para outros artistas? Enquanto isto a sala VIP, cheia de bebida, comida, gente bonita e outros artistas fica bem mais interessante, sem contar que nesta sala tem duas telonas HD passando a premiação!! Não precisa ser gênio pra deduzir da onde os artistas preferem assistir...! De qualquer forma, não tem como negar que estar ali, naquela sala VIP de onde é apresentado o pré e o pós game, é um privilégio! É como se fosse um sonho p quem gosta de música! Parar numa roda e trocar idéia com o D2, com o Lobão, Paralamas, Capital, com os Titãs, entre outros que fizeram a historia da nossa musica, é algo que, apesar de vários anos de Mtv, eu não consigo me acostumar! Fico tremendo! Quando abraço e cumprimento alguém que admiro, fica difícil apagar aquele sorrizinho que não sai da cara e aquela sensação de estar vivendo um sonho adolescente! O gozado é que nenhum dos meus colegas entende minha absoluta calma e controle p entrar no palco e comandar todo este navio que a Mtv monta anualmente e eu não entendo a calma deles trocando idéia com a história e o futuro da nossa música!
Uma das coisas que mais me chamou atenção nesta edição foi a total ausência das "bandas clássicas" entre os indicados, vcs repararam? Skank, Jota, Capital, Paralamas, Titas (estes dois ganharam uma indicação por melhor show, mas era mais do que óbvio que eles não ganhariam. Se não fosse votação do público, sim, mas vc acha que o público destas duas bandas fica na internet votando em algo para eles??!) Sabe o que isto significa? Uma noticia que estava mais do que na hora de chegar: temos uma nova safra consistente de bandas no cenário brasileiro. Uma nova cara para o nosso rock e para o nosso pop! E quem acha isto ruim é completamente retrógrado, saudosista ou ressentido. NXZero, Fresno, Pitty, Strike, Vanguart, Cachorro Grande, CSS, Mallu Magalhães, Vanessa da Mata, Seu Jorge, COM, e outros mais. E, logicamente, ainda temos Charlie Brown, uma das únicas dos anos 90 que ainda está de pé, firme e forte, arrebatando fãs, concorrendo a prêmios e em plena atividade e criatividade, surpreendendo sempre. A cada single. Isto é do caralho!! NOVIDADE!! Parece que a maioria dos jornalistas querem viver num museu, malandro! Estas bandas tem que ser abraçadas e respeitadas, pois gostem ou não, tudo indica que são o futuro da nossa música..
Juro, tenho muita preguiça de quem diz que NXZero e Fresno não tem credibilidade musical, muita preguiça. Por pior que seja sentir algo assim, me dá dó, mano, pq como disse acima é óbvio que esta opinião está ligada a uma incapacidade pessoal, um certo tipo de ressentimento ou moralismo - afinal, pq não deixar os meninos serem felizes, viverem o sonho que qualquer moleque da idade deles tem e aplaudir e desejar o bem a eles??! PQ FICAR CRITICANDO? Parece que tem uma galera que não consegue viver bem e ver outra pessoa feliz - live and let live! Fiquei emocionado ao ver o Gee, que eu brinco chamando de "O pequeno Emo", recebendo o prêmio de artista do ano e dizendo que aquele momento era o grande sonho de moleque da sua vida...cara, qual o preço disto? De atingir este objetivo? Como que tem alguém que não consegue admirar esta sensação? Se colocar no lugar dele e imaginar como deve ser bom e então aplaudir o outro ser humano que vive um momento tão legal?! Os caras são praticamente os únicos que tem um hit atras do outro, sabe o que é isto? Pensa um minuto no quão do caralho é vc, com vinte e poucos anos, conseguir fazer várias músicas que são cantadas em uníssono pela sua geração!! E o pior é que estas bandas que todos nós somos "obrigados a respeitar", faziam a mesma coisa nos anos 80!! E como quem cantou tanto com estas bandas na adolescência, e hoje escreve nos veiculos de comunicação, pode criticar as bandas que causam isto na juventude hoje??!
Será que fui o único que achou do caralho o Di Ferrero, vocalista do NXZero, ganhar o prêmio de melhor cantor do ano no prêmio Multishow?! Este cara subiu ao palco p receber um prêmio que o público deu p ele e foi vaiado por uma parte da "classe intelectualóide" que estava no teatro!! Tem coisa mais díspare? Pq todos que vaiaram, quando subiram para receber o seu, agradeceram as mesmas pessoas que colocaram o Di lá!! Afinal a vaia não foi para o Di, mas sim para quem o colocou lá, não acha? E na boa, vaiaram pq na mesma lista tinha Caetano Veloso e não lembro mais quem...vem cá? O Caetano é um dos maiores cantores do nosso país, se não o maior, com uma capacidade vocal incrível, porém sabemos disto ha 40 anos!!! 40 ANOS SEM NOVIDADE???!! Eu acho incrivel aparecer uma nova galera que mexe com os jovens. Eu não quero que meu filho cresca achando o Caetano o máximo. Eu quero que ele conheça (ele já conhece), goste muito, ouça, respeite, mas que admire e se identifique com quem vai falar a linguagem dele numa música. Quero que ele tenha aquela sensação maravilhosa que é ouvir uma música e sentir que ela foi feita pra vc, pq retrata o que vc tá vivendo naquele exato momento! Aquela sensação que dá que é como se vc pudesse ter escrito esta música se aquela banda não tivesse feito antes!
Lendo algumas criticas que sairam no jornal eu peguei muito mal. Pego muito mal com quem critica o VMB, que é o único evento deste porte em todo país. É um passo enorme para os brasileiros no mercado de entretenimento ter um evento deste no seu calendário. Podem até criticar a Mtv em alguns aspectos, mas não o VMB!! Este tem que ser aplaudido. Tenho uma obsessão por esta noite, por este evento, é o melhor dia do meu ano profissional. Subir naquele palco e entreter/domar aquela platéia e o vulcão em erupção que é aquele palco, onde tudo pode acontecer é estar no topo da carreira de um apresentador da Mtv e consome meses do meu trabalho. Nos EUA o host é considerado o cara mais hot do momento e é admirado e respeitado pela moral de estar lá, enquanto que aqui é como se o cara tivesse que se justificar pelo sucesso, se desculpar e não colocar muito as "asinhas p fora" p critica não jogar muita pedra, pq alguma sempre virá.
Enfim, quero deixar claro que não estou falando sobre o Tico Santa Cruz, como alguns podem estar pensando! O Tico é um cara que eu respeito, considero um amigo e ele tem todo o direito de emitir suas opiniões, sempre fortes. Não falo sobre ele e nem sobre os resultados do VMB que ele meteu o pau - estes são decididos pelo público, fogem do meu comando ou da credibilidade da Mtv - estou falando no geral. Sobre o show, sobre a movimentação de juntar todo mundo, de oferecer entretenimento de muita qualidade entre os prêmios e no visual (anos luz graficamente a qq emissora brasileira) como um todo. A campanha, as roupas (a Mtv veste a maioria dos artistas que vão), o cenário, a segurança, o transporte, a comida, a luz, etc...É muito trabalho, envolvendo muita, muita gente, que dá o sangue pra levantar aquela única noite, que tem que fazer valer a pena todo investimento e esforço. E pra quem participa efetivamente disto, como eu, é uma sensação incrível!! Estar lá e ver tudo acontecer é admirável, é muito profissional e competente!
Repito mais uma vez que não estou escrevendo isto como resposta ao Tico, estou escrevendo para algumas criticas negativas ao evento feita por criticos! O que pode até ser considerado uma burrice, pois a maioria me elogiou - mas quando visto uma camisa, eu visto mesmo e hoje a estampa que está no meu peito é a da Mtv, então saio em defesa mesmo! Pra criar uma polêmica eu já vou falar especificamente sobre um critico, mas antes quero escrever a única coisa diretamente pro Tico sobre o post dele: Tico, meu brother, obrigado pelo elogio a minha abertura e a única coisa que quero comentar é que acho "Tenis Rock", uma música muito cabulosa, infinitamente melhor do que "O Dia que Não Terminou". Cara, "peguei meu tênis, fui atrás do meu melhor" é uma daquelas frases mágicas onde vc conseguiu resumir o ideal, o sentimento do jovem de uma forma lindamente poética. "Hoje é um dia quente, tudo vai mudar", mano esta é daquelas músicas que desperta uma vontade de virar a vida! Ser jovem , abraçar o mundo e traçar sua propria historia! É um daqueles raros momentos geniais...
A única coisa que o critico da Folha de SP, chamado Thiago Ney, disse sobre mim é que junto com a Pitty e alguns roqueiros emos, sou o único que leva o VMB a sério. E levo mesmo! Ele só esqueceu de incluir na lista o seu editor-chefe, que o obrigou a assistir a toda premiação e ainda destinou uma pagina inteira do jornal, aliás a maioria dos jornais separou uma pagina inteira ao evento, ao contrário da grande colocação do jornalista. A real é que se ele pudesse, dentro do seu rotineiro dia-a-dia, por 5 segundos sentir o rush que é subir naquele palco e estar envolvido naquele evento, ou ser eleito a melhor banda em alguma categoria através do voto popular, ele mudaria de opinião. É o tipico cara que, mete o pau, mas se a Mtv chamasse pra estar envolvido, iria correndo. Como dizem - quem sabe, faz, quem não sabe ensina e quem é tão frustrado por nem isto conseguir, vira critico. O incômodo para ele ao ver uns meninos como o NXZero serem ovacionados é tanto que ele tem que tentar estragar do jeito que pode. Como no livro "O Apanhador no Campo de Centeio", que explica muito sobre frustrações e perturbações juvenis mal resolvidas, o personagem central Holden Caufield, ao ver um cara tocando piano muito bem num bar, pensa - "Nossa! Ele toca tão bem que dá vontade de quebrar todos seus dedos." Não que eu seja o maior fã do NXZero, mas sou a favor do respeito e, acima de tudo, de um elemento que poderia estar mais presente nas críticas brasileiras, o elogio.
E o pior é que, como leitor da Folha, sou obrigado a me contentar com a coluna que ele escreve sobre “novidades musicais” e a pergunta que eu sempre me fiz foi a mesma que ele destinou ao VMB, quem pode levar o que este cara escreve a sério?! Pq qualquer pessoa que tem a mínima noção de música e de onde se informar, fica sabendo sobre tudo que ele escreve, semanas antes! Um exemplo que me vem a mente agora, foi quando ele escreveu sobre a dupla The Twelves depois que os caras já tinham remixes estourados, myspace mais do que bombado, já tocavam em várias boates aqui em SP e ainda tive que ter a paciência de ler a coluna que dava a entender que era uma grande descoberta do critico bem informado. De qualquer forma, esta é só a minha opinião. Como ele é um jornalista que gosta de musica e tv, eu sou um cara que trabalha com musica e tv e gosto de jornal. Se ele pode falar, me sinto no mesmo direito.
Enfim, este "gênio" teve a pachorra de escrever que a melhor coisa do VMB foi o show do Bloc Party!! Os caras vieram até aqui convidados pela Mtv e fizeram um papelão da pior categoria. Passaram o som a tarde e fizeram um playback de última hora, colocando, aí sim, a credibilidade da Mtv em cheque. Ainda mais pq eu fiquei anunciando o show destes loosers durante a premiação, como uma coisa incrível. A musica deles é realmente boa, mas a falta de educação e o desrespeito com nós brasileiros foi tamanha que só um paga pau de marca maior, que baba em cima do último “hypezinho londrino”, pode achar a coisa mais bacana da noite. Ele, se tivesse orgulho de ser brasileiro e viver neste país se sentiria ofendido e não estaria colocando estes merdas sem respeito do Bloc Party num pedestal. Tenho muita preguiça de críticos que acham que a coisa mais legal que eles podem fazer é achar a grande nova banda londrina e/ou nova iorquina e ficar lambendo o saco deles, até ficarem conhecidos, para então meter o pau. E pior ainda foi que ele nem percebeu que o imbecil do Kele Okereke caiu da passarela num vão entre a pista e a galera num momento que tava com tanta vergonha por ter sido vaiado que nem percebeu onde pisava, ele escreveu que ele tirou tanta onda que "até se jogou na platéia". Malandro, os caras conseguiram o impensável, eles foram vaiados no VMB, onde todo mundo está p comemorar e se divertir, ou seja, estão lá já pré dispostos a aplaudir. E pra terminar de enterrar a incompetente banda, eles conseguiram ser vaiados na noite que eram as grandes estrelas. Só uma pessoa totalmente desinformada e equivocada p achar isto uma coisa tão classe que merece ser destaque no jornal.

Por: Marcos Mion
Para ler os comentários deste post do Bloglog CLIQUE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário